30 junho 2009

A Parábola do esquilo e a noz

Desde que criei este blog, sempre tive vontade de que ele servisse como instrumento para evangelização de alguma forma. Porém, sempre me contive para colocar os textos sobre catequese que eu mesmo escrevia.
Primeiro por que nunca fui muito bom em escrever, segundo por que os textos escritos por mim não têm nenhuma autorização eclesiástica, e talvez se trate de uma maneira muito particular de ver as coisas.
Só espero que eles ajudem as pessoas, e facilitem a dura vida dos catequistas.
A minha idéia é usar todo este meu acumulo de cultura pop (leia NERDICE), para ajudar a ilustrar e, dessa forma, passar de maneira fácil e agradável os ensinamentos e valores cristão!

DEUS EXISTE!
Explicar o conceito de Deus Pai e do Céu para os mais jovens sempre é uma tarefa difícil.
Porque Deus não se explica; se sente!
Outro dia minha irmã me contou a seguinte história:
Quando ela foi viajar a primeira vez de avião, na frente dela sentou-se um mulher e um menino com cerca de uns 8 anos de idade. Quando o avião alcançou as alturas e vôo sobre as nuvens, o menino com a sinceridade típica de criança indagou para mãe:
- Mãe, se estamos no céu, cadê Deus? Deus não fica no céu?! Eu quero ver Deus!
Meu cunhado, escutado aquilo falou: “Eu também quero! Mas não exatamente agora!”.


Esta pequena história mostra como é difícil falar e explicar Deus. Como é difícil explicar o que é o céu.
Diz o catecismo católico: 40 “Uma vez que nosso conhecimento de Deus é limitado, também limitada é nossa linguagem sobre Deus. Só podemos falar de Deus a partir das criaturas e segundo nosso modo humano limitado de conhecer e de pensar.”

Então seria audácia minha dizer que posso explicar Deus. Pois Deus é imenso, e não se explica! Só se sente!
Mas existe um desenho animado, que pode ajudar a ilustrar Deus: A Era do Gelo 2.

Veja o vídeo!







Este vídeo é uma pequena compilação de “A Era do Gelo” 1 e 2.
Nele o esquilo Scrat faz de tudo por uma noz, e é por causa da noz que ele se mete em encrencas o tempo todo!
Lá no final vemos o esquilo morrer, e ir para o céu.
O céu é um lugar cheio de nozes, onde Scrat pode pega-las sem dificuldade, então Deus aparece na forma de uma noz gigante e dourada.
Bem, muitos devem achar agora que o que eu disse possa ser até blasfêmia, mas vou tentar explicar:
O esquilo passou sua vida inteira atrás de uma pequena noz, sendo que no céu isto havia em abundância! E lá chegando, viu que Deus era tudo aquilo que ele sempre procurou, de uma forma maior e inexplicável!

E voltando ao catecismo católico :
44. “O homem é, por natureza e vocação, um ser religioso. Vindo de Deus e caminhando para Deus, o homem não vive uma vida plenamente humana senão na medida em que livremente viver a sua relação com Deus.” 45. “O homem foi feito para viver em comunhão com Deus, em quem encontra a sua felicidade: ‘Quando eu estiver todo em Ti, não mais haverá tristeza nem angústia; inteiramente repleta de Ti, a minha vida será vida plena’” (18).

Salve Ferris!
Postado pelo Bufão!

 
Design by Scooby Doo jogos