13 março 2010

oras bolas!

Faltam 90 dias para o início da copa do mundo. Uma ótima oportunidade para falar sobre um assunto que eu adoro futebol e copa do mundo. Desde muito pequeno venho colecionando álbuns e figurinhas, dos torneios. A mania começou com aquelas figuras do PingPong, depois disto se estendeu ate a copa do Estados Unidos em 94. Depois preferi os práticos guias editados pela Abril. Daqui até a copa vou escrever algumas curiosidades sobre as copas... e que venha o HEXA!

Desde 1970 a Adidas é quem fabrica as bolas usadas nos mundiais. Acompanhar a evolução da bola, é acompanhar o quanto o esporte evoluiu durante estas 4 décadas .

Telstar - 1970 México - A bola do Tri foi produzida em couro, com 32 gomos, com hexágonos brancos e pentágonos pretos, para facilitar a visualização na tv, seria a primeira vez que o mundial seria televisionado ao vivo, seu nome origina -se de "Estrela da Televisão"


Telstar - 1974 Alemanha - Não é exagero, mas a Telstar, era a bola mais redonda já fabricada até então e quatro anos depois estava de volta! Definitivamente a Telstar a tornou-se um clássico do esporte.



Tango (River Plate)- 1978 Argentina - Um novo design foi elaborado para a bola usada no mundial vencido pelo hermanos. Os desenhos triangulares seriam base para as demais bolas até o mundial de 98.



Tango (Espanha) - 1982 Espanha - A adidas repetiu novamente a bola do mundial anterior , com uma inovação a costuras fechadas que reduzia a absorção de água. Que foi criança neste tempo sabe bem o que significa esta inovação, como a ficava pesada quando se jogava na chuva com a famosa bola de "capotão".


Azteca - 1886 México - A primeira bola feita com material sintético, aposentando de vez o couro. Isto aumentou a durabilidade e reduziu ainda mais absorção de água. Uma pequena mudança nos desenhos homenageavam a cultura Asteca.



Etrusco -1990 Itália - A novidade agora era uma camada interna de espuma de poliuretano, que tornou a bola deste mundial totalmente impermeável. Os triangulos desenhados tinha um tema romano.



Questra -1994 Estados Unidos - A adidas desenvolveu uma camada de espuma de polietileno e fez com que a bola ficasse mais leve. Talvez este seja um dos motivos que fizeram Roberto Baggio chutar tão longe o penalti decisivo. E assim o Brasil chegou ao Tetra.



Tricolore-1998 França - A bola tinha agora seis camadas de poli(sei lá o que), que deixava ela à prova d'água, mais leve, mais durável, e mais veloz. A Tricolore, foi a primeira bola colorida a ser usada em um copa. As cores , vermelho e azul em homenagem ao país sede, que também acabou ganhado este mundial.


Fevernova -2002 Corréia do Sul/Japão - A bola da primeira copa realizada na Ásia, trouxe um design diferente dos demais mundiais, deixando de lado a proposta iniciada pela Tango. Espumas sintáticas aumentaram a precisão na trajetória da bola. O que ajudou a Ronaldinho Gaúcho a marcar aquele lindo gol contra os ingleses... brincadeira aquilo foi sorte mesmo.


Teamgeist -2006 Alemanha - Primeira bola totalmente sintética. Os gomos em foram reduzidos de 32 para apenas 14 devido ao seu formato de hélice. Teamgeist que significa espírito de equipe em alemão, voltou a ter o predomínio das cores preta e branca, em homenagem a anfitriã e leves toques de dourado inspirados nos tons brilhantes da taça.


Jabulani-2010 Africa do Sul - o nome escolhido significa celebrar. Com 11 cores diferentes que representam as 11 linguas falada no país sede, e sua grande diversidade étnica, algo a celebrar no país do apartheid. A bola é formada por apenas 8 gomos esfericos, assim a bola permite um controle total independente do piso ou clima.


Salve Ferris!
postado pelo Bufão

 
Design by Scooby Doo jogos