27 março 2010

Salve Mauricio!

Outro dia na aula de desenho, (sim agora eu estou aprendendo a desenhar... e qualquer hora começo a publicar meus trabalhos aqui) falávamos sobre o Mauricio de Souza, com certeza um dos poucos artistas nacionais que não precisaram trabalhar no exterior para ter seu trabalho reconhecido. Minha Mãe praticamente me alfabetizou com o auxilio de histórias da Mônica, ( também com os quadrinhos da Disney e Turma do Arrepio) e foi assim que peguei gosto pela leitura, e por quadrinhos em especial.
No ano passado Mauricio de Souza, completou 50 anos carreira, e para celebrar a data a Panini publicou MSP50, onde 50 artistas homenagem o artista criando historias com seus famosos personagens. (porque to falando disto só agora? Fácil... o preço da edição não é convidativo 98R$ capa dura e 55R$ capa cartonada, e só agora comprei minha edição.)
A idéia de reunir vários artistas, é excelente mas não original, já tinha visto na edição de Asterix e seus amigos, para comemorar os 80 anos de Uderzo. Porém o resultado é um belissimo trabalho.
A seleção de artistas de MSP50 é grandiosa, reunindo muita, mas muita gente boa.
tentarei fazer um review, das histórias do livro. Todas tem qualidades e pontos positivos, e a avaliação a seguir vai do meu gosto pessoal, e lembre-se não sou critico de quadrinhos, apenas um leitor, e admirador deste tipo de "arte".
No total são 45 trabalhos, entre história em quadrinhos, caricatura e cartum. Todos os trabalhos são belíssimos, fazendo deste livro , um livro sensacional.
* como este post estava comprindo, resolvi edita-lo. E deixar aqui apenas os trabalhos acima da média, mas vale apena conferir os demais.

Laerte: abrindo o livro temos um historia de com Bidu e Franjinha sobre a emoção de uma boa HQ, história simples, mas encantadora.

Daniel Brandão: Magali e Mônica crescidas, relembram o passado, com belos desenhos e muitas referencias a cultura pop. Uma das melhores história do álbum.

Julia Bax: Cebolinha visita Chico bento, e os dois tem um encontro com o curupira... será? Julia é destaque da edição, e não por ser mulher, mas pelos pelos desenhos e ótimo argumento.

Orlandeli: Súditos emporcalhados contam a história do capitão feio, que simplesmente sumiu. Para mim a melhor história do álbum, fujindo do comum o artista escolhe o mais famoso vilão da turma e escreve e desenha um magnífico conto.

Ivan Reis: Cebolinha tem um plano infalível para derrotar a Mônica: chamar os maiores super-herois do mundo...O consagrado artista da DC, tem uma grande sacada e por isto uma boa história, usar os habituais heróis Marvel e DC, universo no qual ele está habituado a trabalhar.

Fábio Yabu: Num futuro alternativo a Terra está em guerra. Divida em três lados um cientista que governa o mundo, um ditador que é o "dono da lua", e um grupo de rebeldes que são perseguidos por ambos os lados em busca a paz e de alguém desaparecido a anos. bem eu sou fã de Yabu desde os "combos rangers" e está hq mostra como seu trabalho evoluiu. Fantastica aventura que me levou a perguntar "o que aconteceu com os Combos Rangers?"

Jean: Cebolinha esta atrasado para escola, mas tinha um louco no caminho.Esta é a história mais divertida e engraçada de todas que compõem o álbum. Jean parece entender com maestria o personagem Louco.

Benett: Uma série de tiras, que se encaixam e formam um divertida história. O grande trunfo do artista e brincar e fazer piadas de si próprio e de seus desenhos.


Fábio Moon e Gabriel Bá: Astronauta relembra quando decidiu ser o que ele é. Não é atoa que os irmãos conquistaram o mercado americano, e são celebridades dos quadrinhos no mundo todo. A história é curta, mas mágica!

Angeli: Um cartum com o personagem Bob Cuspe. A piada é ótima, pra quem conhece seu personagem Bob Cuspe. uma pena. um dos melhores cartunistas do Brasil ter apenas uma página.

Gustavo Duarte: Belos desenhos de personagens. O Chargista da Lance faz um painel bonito com destaque para seu Chico Bento, Torcedor do Bauru.

Fernando Gonsales: os personagens mal desenhado, e que não foram desenhados pelo Mauricio se encontram.

Spacca: Vovô horácio conta a história do dia que comeu "carne". Spacca conta um das mais belas histórias, mas resolveu desenhar no estilo Maurício ao invés de colocar seu traço.

Wander Antunes e Fabio Cobiaco: Os pais do Cebolinha conta sobre seu namoro, uma grande história.

Ziraldo: O Menino Maluquinho e Ju conversam sobre imaginação. Ziraldo é um dos grandes desenhista do Brasil e sua particpação no livro sempre é louvável.

Marcelo Campos e Renato Guedes: Uma narração em primeira pessoa do astronauta e suas aventuras. Os artistas que se destacaram no mercado americano, criam uma história no moldes de super herói. Roterio médio, arte sensacional.

Vitor Cafaggi: Chico Bento tem a visão das coisa mais bela do mundo. O autor do Pequeno Paker encerra o livro, com uma historia romântica, com ótimo argumento e com cores e desenhos fantásticos.

Enfim o grande barato da edição, ver os personagens da turma da Mônica em traços de diferentes artistas. E uma segunda edição já está sendo planejada.

Salve Ferris!
postado pelo Bufão

 
Design by Scooby Doo jogos