29 outubro 2010

Hqs e as adaptações - Cinema e Tv

Na última década, os laços entre cinema e historia em quadrinhos se estreitaram visivelmente.
Se o cinema o que se viu foi a adaptação de diversos roteiros dos quadrinhos. Os  desenhistas de quadrinhos, começaram a usar ângulos cinematográficos em suas artes, e  os roteiros também ficaram mais elaborados.
Diversas foram as tentativas de transformar os personagens dos quadrinhos em filmes ou seriados, muitas vezes fracassadas é verdade. Mas parece que na ultima década, não sei dizer por qual razão,  as coisas começaram a dar certo, e bons filmes a partir de quadrinhos foram lançados, e o gênero se firma a cada ano em hollywood, que tem interesse não mais apenas em Hqs de super-heróis, ou daquelas conhecida pelo grande publico.
E assim a tv voltou a interessar pelo material e a produzir séries com estes personagens.

Adaptações e reclamações:
Ao adaptar uma história de um mídia para outra , sempre existe concessões. O que funciona nos quadrinhos não funcionaria na telona, ou mesmo na telinha. Então vem a queixa dos Fãs de quadrinhos que dizem aos berros: "Eles estragaram tudo! Mudaram tudo!" Uma reclamação as vezes bem justificável, pois existe adaptações tão mal feitas que pouco lembra sua fonte original.
Mas também tem que entender que "os diretores" , são contadores de histórias, e as vezes estão lançado novos olhares a personagens já conhecidos. E ai me pergunto por que o fã deste personagem  fica tão irritado?
Quadrinho sempre foi uma arte marginal, aberta a experimentações, aberta a mudanças radicais. E acredito que ao transferi-lo para outra mídia, acaba cativando novos fãs, ou pelo menos gerando uma certa curiosidade pelo assunto.
Um dia e li um comentário sobre Smallville em uma seção de cartas de uma revista, onde o fã indignado acusava a o célebre seriado de transformar o personagem em outro, e que não gostava do mesmo por que aquele não era o verdadeiro Superman.
Fico me perguntando qual é o verdadeiro Superman para ele? Lembrando que o personagem já sofreu diversas alterações neste 60 anos, e lembram muito pouco o Superman criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Acredito que as boas idéia dos filmes e seriados irão ser inseridas na mitologia do heroi, as más ideias serão descartadas.
Um exemplo disto é a Kriptonita que surgiu no série de  rádio, ou os uniformes de couro usados pelos X-men no filme que ditam moda nas atuais revista dos mutantes.

Para não me alongar, pretendo colocar aqui algumas HQs  que se tornaram filmes para downloads, e  falar um pouco sobre estas adaptações, mas lendo o material original você poderá tirar sua própria conclusões.

Salve Ferris
postado pleo Bufão

 
Design by Scooby Doo jogos