11 outubro 2011

As cópias de Scooby-Doo! (atualizado)

Semana da criança está mais pra semana Scooby-Doo aqui no almanaque do Bufão! Em 1969 foi produzido pela Hanna-Barbera, o desenho animado "Scooby-Doo aonde está você?". O que pouca gente sabe, é que na idéia original o programa era para ser apenas um desenho de um grupo de adolescente resolvendo mistérios, mas as histórias ficaram muito sombrias para o publico infanto-juvenil para qual foi elaborado o programa. Então entrou a genialidade dos criadores que resolveram colocar um pouco de comédia nos roteiros. Assim, o mascote até então sem nome foi batizado de Scooby-Doo, ganhou características humanas e tornou-se o astro do show.
O sucesso foi imediato, e assim a mesma Hanna-Barbera tratou de copiar a formula em outros dos seus programas criando diversas cópias genéricas de Scooby-Doo, aonde um grupo de adolescente investigam mistérios ao lado de um mascote, mas nenhuma alcançou o mesmo sucesso. Nesta lista estão alguns, ou todos eles.

Capitão Caverna e as Panterinhas - Captain Caveman and the Teen Angels.
Três garotas Sabrina, Kelly e Brenda vivem aventuras ao lado de um homem das cavernas. Embora a atração não tenha durado muito, apenas 4 meses, Capitão Caverna consegui bastante popularidade e voltou a aparecer mais tarde nos desenhos dos Flintstones. O visual capitão caverna foi baseado no dos irmãos Rocha, de corrida maluca, mostrando mais uma vez como Hanna-Barbera eram geniais no aproveitamento e reciclagem de desenhos animados.



Butch Cassidy - Butch Cassidy and The Sun Dance Kids.
A banda de rock and roll formada por Butch Cassidy o lider galã do grupo, Wally o medroso, Merilee a inteligente e esperta, Steph a bonitinha que servia para distrair os bandidos e Elvis o mascote do grupo , que apesar de não falar era esperto e sacana. Além de banda de rock, os adolescentes eram também agentes secretos e comandados por um computador, o Senhor Sócrates.



Fantasminha Legal - The Funky Phantom
A equipe era formada por Hugo, Silvio, Alice e o cachorro Elmo. Que acabam libertando os fantasmas de Jonathan Wellington "Mudsy" Muddlemore e de seu gato, Boo. Neste desenho quem faz a função de mascote é o fantasminha legal, que sempre ajuda os meninos em suas aventuras.
Infelizmente não é possível incorporar este vídeo, clique na imagem para assistir pelo youtube.

















Speed Buggy
- Speed Buggy

A trama se passa entre corridas de carros e soluções de mistérios. A turma é formada por Debbie, Tinker (piloto e mecânico),Mark e o Buggy Speedy. Speedy é um carro com atitudes humanas, que ate consegue  falar com a turma.
Infelizmente não é possível incorporar este vídeo, clique na imagem para assistir pelo youtube.
















Clue Club
- Clue Club
A turma formada por Larry, Dedé, Didi e Dorinha resolviam mistérios com a ajuda de dois cachorros, Bob e Sharlocão. Diferente de Scooby-Doo, os cachorros só falavam entre eles.



Dinamite, o Bionicão - Dynomutt, the dog wonder
Falcão Azul e o Bionicão são vigilantes de Big City. Embora este desenho seja mais uma sátira de Batman e Robin, Dinamite possui os traços de Scooby-Doo.



Goober e os caçadores de fantasmas - Goober and the ghost chasers
O grupo é formado pelos repórteres Gilly, Ted, Tina e pelo cachorro Goober que resolviam mistérios.  Diferente de Scooby-Doo , em Goober muitos dos fantasmas eram reais. Goober ficava invisível quando estava apavorado, e isto acontecia com freqüência já que ele era um covarde!
Infelizmente não é possível incorporar este vídeo, clique na imagem para assistir pelo youtube.
















Tutubarão
- Jabberjaw É minha imitação preferida do clássico, no fundo do mar. A banda Netuno era composta por Bife, o líder; Leila, uma garota esnobe; Bolha, uma loira burra; e Lingüiça, o melhor amigo de Tutubarão que era um tubarão branco bem atrapalhado. Durante as viagens em turnê, sempre acabavam cruzando com criminosos e vilões.
Infelizmente não é possível incorporar este vídeo, clique na imagem para assistir pelo youtube
















Shmoo
- The new shmoo
Mickey, Nita e Billy Joe resolvem mistérios e crimes com seu amigo, Shmoo. Shmoo é um bichinho branco, mas parecido com um fantasminha com aspecto de foca, porém muito carinhoso com todos seus amigos.



Bicudo, O Lobisomen
- Fangface
O adolescentes: Kim, Bill, Gordinho e Sherman tentam resolver mistérios envolvendo assombrações. O mascote da turmna neste caso é Sherman que quando vê a lua cheia se transforma em um Lobisomen.
Curiosamente, Bicudo é o único desenho desta lista que não é uma produção da Hanna-Barbera.



Salve Ferris!

 
Design by Scooby Doo jogos