04 maio 2010

O cavaleiro das Trevas - Edição Definitiva

Acredito ser pretensão querer falar algo que acrescente, ou algo que ainda não foi dito sobre “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (no original Batman: The Dark Knight Return) e sua continuação “Batman: o Cavaleiro das Trevas 2”( Batman: The Dark Knight Strikes Again), por isto aqui você só vai ter “mais do mesmo”, mas como ter um blog que fala sobre quadrinhos e não falar sobre “O Cavaleiro das Trevas”?


A velha e mesma história:
A história original publicada em 86, é um marco dos quadrinhos junto com Watchmen, faz com que quadrinhos nunca mais sejam visto como coisa de criança. Por isto é leitura obrigatória para todo fã de quadrinho e fã do homem-morcego, ou para aqueles que gostam de uma bela história. Dez anos após a aposentadoria de Batman, Gothan city, não é mais a mesma está dominada pelo crime. A ação começa quando um Batman violento e obcecado retorna para limpar sua cidade. Com a ajuda de uma garota que assume a identidade de Robin, ele começa a agir, sem medir conseqüências. Vilões tradicionais morrem, e onda de violência chama a atenção do governo americano, que convoca Superman, para dete-lo. Dando início a maior luta dos quadrinhos de todos os tempos e com um final nada previsível. Na historia seu quadro cinematográficos (aqui arte-finalizado pelo talentoso Klaus Jason) e seu argumento maduro, fazem desta história uma obra prima. Miller é extremamente ousado e bem sucedido ao colocar o uniforme de Robin em uma mulher, ao mostrar como mulher gato envelheceu, ao sugerir que Jason Tood, o segundo robin teria morrido, 3 anos antes de acontecer (bem ele não ficou morto por muito tempo) e principalmente por matar o coringa.

A seqüência , venho somente 15 anos depois, e não foi bem aceita pela critica. Nela Frank Miller tenta explicar o que aconteceu com os outros heróis. A história não é ruim, mas está muito abaixo da primeira parte.
Batman resgata alguns heróis e começa uma investida contra o governo americano.
Sou fã assumido de Frank Miller, e digo seu trabalhos ruins, são bem melhores que muita porcaria que são publicadas hoje em dia.

A edição definitiva, que não esta mais a venda nas livraria e nem em lojas especializadas. Foi uma das primeiras a receber tratamento de livro pela Panini, e é realmente um trabalho impecável. E além das duas histórias , traz alguns extras interessantes. Uma introdução de Frank Miller feita especialmente pra edição original, um curioso texto de escrito pelo personagem Jimmy Olsen que relata onde está o caçador de Marte durante seu exílio. Um texto escrito pelo personagem Vick Vale, que conta as reações com a morte de Batman. Por fim uma amostra da proposta original, esboços, e capas originais.

Salve Ferris!
postado pelo Bufão

Facebook Favoritos Mais

 
Design by Scooby Doo jogos