13 abril 2010

Com grandes poderes...

Sempre tenho idéias do que escrever aqui, mas também sempre tenho preguiça.
Por incrível que pareça, nunca pensei em escrever sobre Hqs mesmo adorando o assunto, mas na aulas de desenho, sempre discutimos e falamos sobre os grandes desenhistas e grandes quadrinhos, e assim surgiu esta idéia. E escrever sobre o que se gosta é sempre um prazer.
Biblioteca Histórica Marvel, é um álbum de luxo, com capa dura, e com a primeiras histórias de diversos personagens da casa das idéias, Os principais já ganharam sua edição, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, X-Men, Vingadores, Surfista Prateado, Homem de Ferro, Demolidor e Capitão América.
Tenho a maioria do títulos e vou falar sobre eles conforme for possível. Escolhi pra começar as edições do Homem Aranha, que já está no seu terceiro volume.

Volume 1 - (Amazing Fantasy 15 e Amzazing Spider-Man 1 ao 10)
A história escrita por Stan Lee, e desenhada por Steve Dikto para apresentar o personagem, é um clássico e por si só vale a edição. Todos os elementos que compõem a essência do personagem. O tímido adolescente, que ganha super poderes, e aprende de forma dura que “grande poderes trazem grandes responsabilidades.”
As aventuras de Peter Parker segue, e os principais codjuvantes vão ganhando características; a doce, e frágil tia May, o chefe ranzinza J.J. Jameson, Betty Brant, a galera do colégio e o valentão Flash Thompson. Entra em cena uma fantástica galeria de vilões: Abutre , Dr. Octopus, Camaleão, Homem-Areia, Largato, Electro.

Volume 2 - (Amazing Spider-Man 11 ao 19 e Annual 1)
Os problemas de Peter se intensificam, no seu relacionamento com sua namorada , com seu chefe , com sua tia, e com seus amigos de escola. Surge mais vilões, Mystério, Kraven, e o maior de todos Duende Verde, um misterioso vilão cuja a identidade só seria revelado 2 anos depois, e surpreenderia todos os fãs do aracnídeo.
Uma curiosidade da edição, é que tia May quer apresentar a Peter, a sobrinha da vizinha, e é a primeira citação sobre Mary Jane. Que também só ganharia rosto na edição 42 de setembro de 66. Outra curiosidade é a primeira aparição de Ned Leeds, um novo pretendente para Betty e no futuro inimigo do Aranha.

Volume 3 - (Amazing Spider-Man 20 ao 30 e Annual 2)
O ódio de J.J. Jameson, pelo Homem-Aranha aumenta fazendo surgir os vilões Escorpião, Esmaga Aranha ( o primeiro de muitos de robôs criado por Smythe), e o Magma. Peter se forma no colegial, ganha um bolsa de estudo para faculdade e termina seu namoro com Betty. Stan e Dikto, deixam claro que pretendem começar um novo capitulo na história do personagem.

As histórias dos 3 volumes são simples, e muitas vezes a trama é desenrolada pelo acaso ou coincidência. As vezes a leitura se torna cansativa, por causa dos textos que reflete a época em que as histórias foram escritas. Se analisamos o contexto percebemos a genialidade dos roteiros de Stan e da arte narrativa de Dikto principalmente quando eles coloca um mistério, e vão deixando no ar pistas, para nos surpreender no final, ou quando outros do seu personagens como o Quarteto Fantástico, Hulk, e Dr. Estranho, aparecem dando inicio ao universo Marvel.

Salve Ferris!
Postado pelo Bufão

 
Design by Scooby Doo jogos