24 abril 2010

O Excêntrico Bufão do Mal

Vilão de história do Homem-Morcego que se preze, tem que “causar”. Neste ponto, Coringa, com seu humor cáustico, cumpre perspicazmente seu papel. E, como exemplos, seguem algumas afirmações que, ainda que aparentemente sérias, pelo fato de surgirem de um bufão mordaz, acabam por causar, simultaneamente, o efeito de humor e de perplexidade, visto que, no fim das contas, o Palhaço do Crime nada mais é que um retrato burlesco de um lado sombrio da sociedade. Veja:


“Eu acredito que tudo que não te mata, te deixa estranho” (Batman – O Cavaleiro das Trevas).

“Eu não quero te matar. Você me completa” (Batman – O Cavaleiro das Trevas).


“Eu sou um agente do caos” (Batman – O Cavaleiro das Trevas).

“A loucura é como a gravidade. Só precisa de um empurrão” (Batman – O Cavaleiro das Trevas).

“Eu não sou um monstro. Só estou na vanguarda” (Batman – O Cavaleiro das Trevas).

“Se você é bom em alguma coisa, nunca a faça de graça” (Batman – O Cavaleiro das Trevas).

"Senhoras e senhores! Vocês já o conheciam pelas manchetes dos jornais, agora tremam ao ver com seus próprios olhos o mais raro e trágico dos mistérios da natureza: o homem comum! Fisicamente ridículo, ele possui por outro lado uma deturpada visão de valores. Observem o seu repugnante senso de humanidade, a disforme consciência social e o asqueroso otimismo. É mesmo de dar náuseas, não? O mais ridículo de tudo são suas frágeis noções de ordem e sanidade. Se for submetido a muita pressão... ele quebra! Então, como ele faz pra viver? Como esse pobre e patético espécime sobrevive ao mundo cruel e irracional de hoje? A resposta é "não muito bem". Frente ao inegável fato de que a existência humana é louca, casual e sem finalidade, um em cada oito deles fica piradinho! E quem pode culpá-los? Num mundo psicótico como este... Qualquer outra reação seria loucura!"(Batman: A Piada Mortal).

Queli Souza.

 
Design by Scooby Doo jogos