04 abril 2010

Piadas de mau gosto?

Semana passada eu fui ver "Hermanoteu na terra de godah", um peça de humor da cia Os Melhores do Mundo. Na peça as piadas giram em torno de passagens bíblia. E quase no final entra e, cena o "personagem" Jesus. Piada de mau gosto? Talvez!
Mas isto me lembrou como Jesus , está incluso em todas as mídias de comunicação de massa, como "personagem". E aparece não só em peças de teatros, como em desenhos animados, filmes, literatura, games, quadrinhos e vídeos de internet. Se procuramos com vontade seriam infinitas as referências. O fato é que usar a imagem de Jesus sempre causa uma certa polêmica.
no cinema:
No começos os filmes produzidos sobre Jesus, tinham roteiros mais didático.
Mas isto mudou com o lançamento de dois filmes "Jesus Cristo Superstar" (73) e "A última tentação de Cristo"(88) que provocou a fúria de alguns religiosos.
O mais recente caso foi o filme "A paixão de Cristo"(2004) do diretor Mel Gibson, mesmo sendo uma visão mais real não fugiu da polêmica sendo considerado por alguns de anti-semita e violento em excesso.
Se o filme de Gibson, com uma visão comum causa polêmica, imagine quando Jesus é encarado de maneira cômica, como é o caso do clássico filme, "A vida de Brian"(79).
Pra não perder o sentido do post:
E não torna-lo extenso resolvi comentar apenas sobre as comédia que se espalha pela internet usando a figura de Jesus.
Olhar uma figura religiosa seja ele qual for de maneira cômica, sempre será complicado, basta lembrar o caso da caricatura do profeta Maomé, que deixou toda a comunidade islâmica ofendida.
Ao que me parece é que a linha que separa o engraçado do mau gosto é muito tênue, e pessoal.
O que devemos nos questionar até onde vai a liberdade de se expressar? Quando uma piada se torna uma ofensa? (existe piadas que não sejam preconceituosas?) Se posicionar e sugerir soluções para questão.

Segue alguns vídeos. (Sempre pensei em catequese de crisma, como uma oportunidade de formar cristãos críticos então assista aos vídeos e proponha a discussão)

1. Imagine se a Atari, famoso console de vídeo-game nos anos 80, resolvesse produzir um jogo com Jesus. *nem eu entendi direito

2. Este é bem antigo! imagine se o T-800 voltasse no tempo, para proteger Jesus. *a tradução está em português de portugal

3. imagine um grupo teatral de 3 membros encenando a ultima céia. *este vídeo contém palavrões.

este é realmente um assunto ilimitado...(isto aqui é só a ponta do iceberg)

Salve Ferris!
postado pelo Bufão!

 
Design by Scooby Doo jogos